terça-feira, 2 de março de 2010

Tiranos - Poder absoluto e arbitrário.


"Mas é de enlouquecer!", como dizia o poeta dos poetas, Seu Madruga. É impressionante como as pessoas que tem autoridade sobre nós sempre têm a necessidade de testar nossa submissão! Nossos pais, chefes, pastores e líderes, policiais (Motherfuckers), professores, etc. Certamente sabemos a importância de respeitar essas "autoridades", mas esse respeito nunca deve vir através da tirania, abusos, coação, ameaças ou coisas desse tipo. Muitas dessas pessoas antes de estarem na posição que estão nos tratavam com tanto respeito, mas é só receberem "poder" para mudarem da água para o vinho. O chefe fala alto, ameaça indiretamente demitir, os pais tiram o playstation, o computador, o líder de ministério que ameaça te deixar no banco (essa é demais - kkk!). E ainda se acham no direito de reclamar, de te chamar de rebelde por você questionar ou simplesmente não dar ouvidos aos abusos de poder destes. Essa de chamar de rebelde eu conheço bem; o objetivo é você ver quem pratica isso como Um "TODO PODEROSO", que não é capaz de cometer erros, que é um Santo (do pau oco). Pois é. São tantas situações. Sorte sermos jovens. Sorte termos personalidade, fibra, coragem e discernimento. Veja o exemplo: se você briga a todo o momento com uma criança, sempre impõe suas vontades sem dar explicações sobre o porquê disso ou daquilo, esta criança deixará de te respeitar em poucos mêses ou anos. Confesso que o autoritarismo nos induz até ao erro às vezes, por isso ele deve ser evitado. A melhor forma de se educar o ser humano é com o próprio exemplo. Então, não adianta o patrão gritar e ameaçar demitir; o pastor espernear e ameaçar excluir; o lider fazer bico e ameaçar te colocar no banco; como se o emprego fosse o último do planeta, se a comunidade que você congrega fosse a "The Best", como se você fosse morrer se não pudesse tocar um instrumento ou cantar. Essas coisas não nossa vida. Elas simplesmente fazem parte dela por um período. Nossa vida é muito mais que isso. Se alguém quiser algo de nós, pode começar a nos tratar como seres humanos iguais, tratar com o respeito devido a cada um. Essas atitudes são um bom começo para uma relação saudável entre nós. Mesmo não sendo perfeitos, sabemos bem o que é certo e o que é errado. Ouvi do amigo R, algo que me surpriendeu, pois eu não esperava que ele fosse pensar assim. Algo que eu já havia dito para meu amigo A: Que não importa o que os outros façam ou digam, eu farei o que minha consciência me diz ser o certo, mesmo que isso pareça me causar prejuízo. Eu farei o certo, e dane-se quem faz o que é errado ou fala que estou errado. Acima de uma questão de consciência é uma questão íntima entre você e seu Criador. Aff...

Nenhum comentário:

Postar um comentário